**Anvisa Proíbe Comercialização de Álcool Líquido 70% Após 4 Anos**

 Anvisa proíbe venda de álcool 70% a partir de 1º de maio: entenda os motivos

Após autorização emergencial durante a pandemia da Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda de álcool líquido 70% a partir de 1º de maio de 2024. A medida visa reduzir o risco de acidentes domésticos, já que o produto é altamente inflamável.

Em 2020, a Anvisa havia autorizado a venda do álcool 70% para o público geral como medida de higiene para conter a proliferação do coronavírus. No entanto, com o fim da emergência sanitária, a agência decidiu voltar à regra anterior, que proíbe a venda do produto em concentrações acima de 50%.

Riscos do álcool 70%

O álcool 70% é altamente inflamável e pode causar queimaduras graves em caso de acidentes. Além disso, o produto pode provocar incêndios se não for armazenado e manuseado corretamente.

Alternativas ao álcool 70%

Para a higienização das mãos, a Anvisa recomenda o uso de álcool em gel 70%, que é menos inflamável e oferece menor risco de acidentes. Outra alternativa é o uso de água e sabão, que também são eficazes na remoção de vírus e bactérias.

Abras tenta flexibilização

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) tentou negociar com a Anvisa a flexibilização do prazo para a venda do álcool 70%, mas não obteve sucesso. A Abras argumenta que a medida causará impacto no setor supermercadista, já que o álcool 70% é um produto com alta demanda.

Proibição em 2002

Em 2002, a Anvisa já havia proibido a venda de álcool 70% devido aos riscos de acidentes. A medida foi revertida em 2020 devido à pandemia da Covid-19.

O que fazer com o álcool 70% em casa?

A Anvisa orienta que os consumidores que ainda possuem álcool 70% em casa o utilizem com cuidado e sigam as medidas de segurança:

  • Armazene o produto em local fresco e longe de fontes de calor;
  • Mantenha o produto fora do alcance de crianças e animais de estimação;
  • Não utilize o produto perto de chamas ou faíscas;
  • Descarte o produto de forma adequada, em local específico para produtos inflamáveis.

Para mais informações, consulte o site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/english

Postar um comentário

0 Comentários