Cheias em São Gonçalo: Moradores Divulgam Vídeos de Inundações Causadas pelo Açude Engenheiro Avidos
Nesta quarta-feira (17), vídeos divulgados no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, revelaram a situação crítica das propriedades em São Gonçalo, município de Sousa, diante das cheias provenientes do Açude Engenheiro Avidos em Cajazeiras. Isaias Oliveira, parceiro da TV Diário do Sertão, compartilhou os vídeos enviados pelos próprios moradores ribeirinhos do distrito de São Gonçalo.
As imagens mostram uma quantidade significativa de água invadindo propriedades e até mesmo alcançando residências. Segundo relatos, a água proveniente do Rio Piranhas está impactando plantações de coco e banana, deixando os ribeirinhos apreensivos com a situação.
A equipe de reportagem do programa Olho Vivo esteve no Distrito de Engenheiro Avidos nesta quarta-feira para documentar a situação do açude, conhecido como Boqueirão de Piranhas. Este reservatório não apenas abastece o município de Cajazeiras, mas também pereniza o perímetro irrigado de Sousa e alimenta vários mananciais menores antes de chegar ao açude de São Gonçalo.
Na tarde de terça-feira, um vídeo que circulou em grupos de WhatsApp causou pânico entre os moradores. As imagens mostravam um buraco na barreira de areia da ensacadeira, estrutura utilizada para conter o fluxo de água durante o período de sangria do açude. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Governo Federal, informou que o buraco na barreira ocorreu devido à pressão das chuvas. Como medida preventiva, o órgão anunciou a abertura das comportas da barragem para retardar a sangria, direcionando a água para São Gonçalo e posteriormente para as Várzeas de Sousa.FONTE DIARIO DO SERTÃO.
0 Comentários